12/10/2019 11h10 - Atualizado em 22/10/2019 10h04

Setades leva serviços para Ação do Estado Presente em Terra Vermelha no Dia das Crianças

A Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) participou da “Ação Integrada pela Cidadania – Estado Presente em Defesa da Vida”, em Terra Vermelha, Vila Velha, na Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Prof. Paulo Cesar Vinha (Caic).

A ação contou com diversos serviços gratuitos para a comunidade e a Setades esteve presente com três tendas: a tenda do Qualificar ES, em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti); a tenda do Programa de Erradicação Contra o Trabalho Infantil (Peti); e a tenda da Primeira Infância.

A subsecretária de Estado de Articulação de Politicas Intersetoriais, Marlei Vieira, ressaltou a importância da tenda da Primeira Infância no evento. “Priorizar a Primeira Infância é uma estratégia inteligente, evidencias cientificas comprovam que é na primeira infância que se lançam as bases de desenvolvimento posteriores do ser humano. Pesquisas demostram ainda que o vínculo é essencial para o desenvolvimento pleno, saudável e criativo da criança. Criança que recebe atenção e cuidado na primeira infância desenvolve melhor seu potencial para se tornar um adulto saudável e feliz”, disse.

A técnica de Referência Estadual do Peti, Mirtes Silva, que estava na ação representando a Setades na tenda do Programa de Erradicação Contra o Trabalho Infantil, disse que ações como essas são de extrema importância para o desenvolvimento do Estado. “Hoje estamos fazendo uma belíssima campanha. Para nós, está sendo muito honroso fazer esse trabalho”, ressaltou.

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é estruturado com base em dois eixos estratégicos: o de proteção policial envolve ações como modernização do sistema de segurança pública, enfrentamento qualificado com estratégias específicas, integração operacional e gestão compartilhada da responsabilidade territorial. Já o de proteção social é voltado, principalmente, para a redução da vulnerabilidade juvenil à violência, com inclusão, oportunidades, garantias e direitos, transformação do território, mediação e mobilização social.

Assessoria de Comunicação – Setades

Bianca Oliveira