08/06/2018 20h08

Setades empossa conselheiros da Assistência Social

A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) deu posse, nessa sexta-feira (08), aos novos conselheiros do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS).

Ao todo, são 40 representantes da sociedade civil, de entidades, trabalhadores e usuários da assistência social e governamentais, sendo 20 titulares e 20 suplentes. Os conselheiros empossados compõem esse fórum de discussão da política de Assistência Social na gestão 2018–2020.

A secretária de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém, reforçou a importância do CEAS para o processo de construção da política de assistência social. “O conselho permite o fortalecimento da participação social na melhoria do Sistema Único da Assistência Social. A construção da nossa política passa por essa instância; é aqui que a política é debatida. Este é o espaço de controle social: de diálogo entre governo, sociedade civil - entidades da assistência, trabalhadores e usuários – no qual construímos e avançamos nossos programas e serviços”, afirmou.

Para Bruno Donato, conselheiro empossado representando os usuários da rede da assistência social, participar do conselho permite representar e debater por mais avanços para a população mais vulnerável.
“Eu faço parte do Movimento Nacional de População de Rua e fazer parte do Conselho, para todos nós, é uma vitória! A nossa alegria é saber que vamos trazer visibilidade para a população mais vulnerável, lutar pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS e pelos serviços da assistência social, lutando também não só pela população que se encontra em situação de rua, mas para que as pessoas não cheguem a esse ponto. E por isso vamos conversar com os demais colegas do Conselho, com o Governo, e acompanhar o que está sendo feito nessa política para nossa população”, ressaltou Bruno.

Antes de encerrar a cerimônia, os participantes assistiram a uma palestra com o tema “A importância do Controle Social”, com Thauan Pastrello, mestre em serviço social.

CEAS
O Conselho Estadual de Assistência Social é constituído de 20 membros titulares e seus respectivos suplentes, e dentre suas atribuições estão: apreciar, aprovar e acompanhar a execução da Política Estadual de Assistência Social, apreciar e aprovar o plano de aplicação de Fundo Estadual de Assistência Social e acompanhar a execução orçamentária e financeira anual dos recursos; assessorar os conselhos municipais de assistência social, entre outros.

A eleição e a posse de presidente, vice-presidente e mesa diretora está prevista para o próximo dia 19. Seguindo o regimento, esta gestão será presidida por um conselheiro da sociedade civil, e a vice-presidência ocupada por um representante do governo.

Karla Danielle Secatto – ascom@setades.es.gov.br

Tel: (27) 99859-6726 - (27) 3636-6803