29/05/2019 19h47 - Atualizado em 29/05/2019 19h48

Espírito Santo sedia reunião do Conselho Nacional de Assistência Social

O Espírito Santo sediou, nesta segunda e terça-feira (26 e 27), a reunião regional do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) com os Conselhos Estaduais de Assistência Social (CEAS) da região Sul/Sudeste. O tema foi “Os Pactos de Aprimoramento no Âmbito da Gestão e do Controle Social e Regional”. O evento na Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) reuniu cerca de 50 participantes.

Esse formato de reunião tem o objetivo de discutir temas mais restritos às particularidades dos estados. O dia de abertura teve palestras e apresentação dos diálogos em grupos que foram discutidos na parte da tarde.

A presidente do CNAS, Norma Sueli Carvalho esteve presente e foi recepcionada pelo secretário de Estado, Bruno Lamas, pela presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) Elizete dos Anjos e pela subsecretária de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, Sandra Shirley.

Lamas agradeceu a presença de todos reforçando a importância da Assistência Social. Ele explicou que o Espírito Santo tem cumprido o seu papel e estará em breve elaborando o seu Plano Estadual. “Fico muito feliz em saber que o nosso Plano Estadual de Assistência Social está sendo tão bem conduzido. Em breve será debatido, aprovado e muito bem inscrito”, informou.

O Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS foi instituído pela Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS (Lei 8742, de 07 de dezembro de 1993), como órgão superior de deliberação colegiada, vinculado à estrutura do órgão da Administração Pública Federal responsável pela coordenação da Política Nacional de Assistência Social (atualmente, o Ministério do Desenvolvimento Social), cujos membros, nomeados pelo Presidente da República, têm mandato de dois anos, permitida uma única recondução por igual período.

Mara Mulullo e Bianca Oliveira