04/12/2018 15h20 - Atualizado em 04/12/2018 15h21

Encontro promove debate sobre sistemas alimentares e alimentação saudável

Mais de 200 pessoas participam do I Seminário Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento, coordenado pela Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), visa contribuir com a gestão intersetorial de políticas de Segurança Alimentar e Nutricional estratégicas para a garantia do direito humano à alimentação adequada no Estado.

O evento, realizado em Nova Almeida, na Serra, teve início na tarde dessa segunda-feira (04) com a palestra da pós-doutora em saúde pública e professora Elaine de Azevedo, que falou sobre a importância de se ter um sistema agroalimentar sustentável.

“Discutir segurança alimentar e nutricional implica tratar de várias instâncias e disciplinas, envolvendo pessoas que trabalham com meio ambiente, com a produção e manipulação dos alimentos, que trabalham com os direitos humanos. Essa é uma discussão para leigos, especialistas, cidadãos, agricultores, assentados. Diz respeito a quem produz alimento, quem come e quem se preocupa com o meio ambiente e com a dignidade social. Essa é a grande importância do evento, estar comunicando com a população em geral porque alimentação de qualidade é essencial para promover a saúde”, ressaltou a professora.

Nesta terça-feira (04), o encontro traz diversas palestras e mesas-redondas sobre as Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil; o Direito Humano à Alimentação Adequada e Redes Agroalimentares Alternativas no Espírito Santo, entre outras.

A secretária Andrezza Rosalém lembra que o Estado tem desenvolvido políticas públicas para promover o acesso à alimentação adequada.

“Desde 2017, por meio do programa Compra Direta de Alimentos, conseguimos complementar a alimentação de pessoas em situação de vulnerabilidade, totalizando mais de 10 mil pessoas beneficiadas; além dos cerca de 1.200 agricultores familiares contemplados. Também demos início à construção das cisternas, que irá permitir a 2.808 famílias de 57 municípios do nosso Estado a reservação da água de chuva, permitindo acesso mesmo em períodos de estiagem. Essas se complementam a outras iniciativas que buscam dar mais qualidade de vida à população”, ressalta Andrezza Rosalém.

Durante o Seminário também está acontecendo a I Mostra Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, um instrumento para identificar e disseminar práticas bem-sucedidas da segurança alimentar e nutricional que estejam contribuindo para a garantia do direito humano à alimentação adequada no Estado.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação – Setades

Karla Danielle Secatto – ascom@setades.es.gov.br

Tel.: (27) 99859-6726 - (27) 3636-6803

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard